top of page
Buscar

AS TRÊS MAIORES VIRTUDES CRISTÃS

  • Foto do escritor: Fernando Mota
    Fernando Mota
  • 12 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

FILIPENSES 2:5-11

O CAMINHO MAIS EXCELENTE / 1 Coríntios 13:1-13

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR. O maior deles, porém, é o AMOR.


A VIRTUDE DA FÉ

O QUE É A FÉ?

A FÉ, é o requisito essencial que permite o acesso a Deus.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6


COMO DEFINIR A FÉ?

Ora, a FÉ é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela FÉ entendemos que o Universo foi formado pela palavra de DEUS, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível. Hebreus 11:1-3


A VIRTUDE DA ESPERANÇA

O QUE É A ESPERANÇA?

É a plena confiança do cumprimento das Promessas de Deus. O Caráter SANTO de DEUS e a Sua FIDELIDADE ETERNA são para os verdadeiros crentes, os alicerces sólidos da nossa crença. Porque:

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? Números 23:19


QUAL A RAZÃO DA NOSSA ESPERANÇA?

1. A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DIVINA / Tito 2:11-13

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a BENDITA ESPERANÇA: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.


2. A NOVA CIDADANIA / Filipenses 3:20-21

Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.


3. NOVOS CÉUS E NOVA TERRA / 2 Pedro 3:13-14

Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.


A VIRTUDE DA CARIDADE OU AMOR

O QUE É A CARIDADE?

É o sentimento mais nobre, belo e sublime que qualquer ser humano pode e deve almejar. É uma das qualidades Eternas do DEUS de toda a GLÓRIA. Esta realidade é perfeitamente evidenciada no projeto divino em favor das suas criaturas:

«Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.» 1. Jo. 4,10.


COMO SE MANIFESTA A CARIDADE?

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 1 Coríntios 13:4-8


APLICAÇÃO ÀS NOSSAS VIDAS

CREIAMOS NAS PROMESSAS DIVINAS. SAIBAMOS ESPERAR COM PACIÊNCIA O SEU CUMPRIMENTO. FINALMENTE, PONHAMOS EM PRÁTICA NO NOSSO VIVER OS PRINCÍPIOS DO AMOR DE DEUS, SUPERIORMENTE REVELADO À HUMANIDADE, PELA BENDITA PESSOA DE SEU AMADO FILHO, NOSSO SENHOR E SALVADOR, JESUS CRISTO!

 
 
 

Comments


©2020 by Peregrinos. Proudly created with Wix.com

bottom of page